Câmara sofre invasão hackers

por CÂMARA MUNICIPAL publicado 14/05/2020 10h20, última modificação 15/05/2020 10h59
Cyber-criminoso utilizou de Ramsonware para invadir o servidor.

Nessa última segunda feira dia 11/05/2020, Cibercriminosos entraram no sistema da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Guarita e bloquearam acesso a dados administrativos, financeiros e contábeis por criptografia e exigiram um resgate em bitcoin para desbloquear. Ou seja, um típico de golpe na modalidade ransomware.

Segundo servidores da Câmara, o computador que é o servidor principal foi bloqueado, mostrando apenas um aviso de que o servidor não existe mais.

A presidente da Câmara fez boletim de ocorrência da Policia Militar e também na Delegacia da Polícia civil de Terra Nova do Norte, onde foi colhido o depoimento da presidente e encaminhado para Cuiabá para a delegacia especializada em crimes cibernéticos para que seja investigado. Pois se trata de crime de extorsão, sendo que a Câmara Municipal recebeu e-mail com orientações de pagamento para resgate do Banco de dados. O valor pedido pelos criminosos é de $2 mil dólares o que equivale a quase 12 mil reais, a serem pagos em moeda virtual conhecida como Bitcoins, o que dificulta a identificação dos autores do crime.

Até o momento, presidente e funcionários da Câmara Municipal buscam soluções.

error while rendering plone.comments